Entenda como as bancas podem influenciar na sua preparação

Quarta, 15 de janeiro de 2025 Leitura: 5 minutos

Entenda como as bancas podem influenciar na sua preparação

Preparar-se para concursos de tribunais exige mais do que conhecimento sobre os conteúdos cobrados. Compreender o perfil da banca examinadora é um diferencial estratégico para planejar os seus estudos e alcançar a tão sonhada aprovação. 

Pensando nisso, destacamos as características das três principais bancas desses concursos: FGV, FCC e Cebraspe.

 

FGV: Rigor e abordagem situacional

A Fundação Getulio Vargas (FGV) é conhecida por possuir enunciados longos e complexos e questões bem elaboradas, frequentemente baseadas em situações-problema e exemplos práticos. Os editais trazem matérias inovadoras, que não costumam ser cobradas em outros concursos, a exemplo de Atualidades. 

  • Estilo de Prova: As questões são de múltipla escolha, com cinco alternativas cada, e exploram conceitos, legislação e terminologias específicas do cargo. A prova possui entre 70 e 80 questões e em concursos jurídicos, estudos de caso são comuns, exigindo domínio técnico.

 

  • Dicas de estudo: Priorize a interpretação de textos complexos, familiarize-se com termos técnicos e mantenha-se atualizado sobre assuntos relevantes ao cargo.









FCC: Objetividade e nova perspectiva

A Fundação Carlos Chagas (FCC) evoluiu ao longo do tempo, substituindo o tradicional estilo "decoreba" por questões que exigem maior análise crítica, especialmente no que se refere à jurisprudência.

  • Estilo de prova: As questões são de múltipla escolha, com cinco alternativas cada. Os enunciados costumam ter pegadinhas, induzindo o candidato ao erro. Nas discursivas, são cobrados temas da atualidade e estudos de caso para o cargo de Analista.

 

  • Temas cobrados: A banca costuma repetir pontos do edital, mas sempre consegue surpreender os candidatos.

 

  • Dicas de estudo: Concentre-se na letra da lei e em jurisprudências, bem como nos tópicos preferidos da banca, além de revisar os temas atuais.

 

  • Extra: A FCC é a banca mais escolhida para os concursos de TRT. Caso seja esse o seu objetivo, intensifique seus estudos com essa banca. 

Cebraspe: Complexidade e estratégia

Conhecida por sua peculiar metodologia de "Certo e Errado", a Cebraspe (antiga Cespe/UnB) é uma das bancas mais desafiadoras.

  • Estilo de Prova: A banca possui dois modelos de prova, sendo um deles bem desafiador: uma questão errada anula uma certa, que exige atenção redobrada. Provas desse modelo possuem entre 100 e 150 questões, enquanto a do tipo múltipla escolha tem entre 60 e 80, enquanto as discursivas abordam temas técnicos ou atuais.

 

  • Cobrança acadêmica: A banca enfatiza doutrinas, jurisprudências e legislação, o que demanda uma preparação sólida e aprofundada.

 

  • Dicas de estudo: Treine o modelo "Certo e Errado" e desenvolva uma estratégia para evitar erros, principalmente por se tratar de uma prova extensa. Invista no conhecimento de doutrinas e na análise de questões anteriores.

 

Cada banca examinadora possui particularidades que afetam diretamente a abordagem de estudo. Por isso, adapte seus estudos às características da banca do seu concurso e maximize seu potencial rumo à aprovação!

 

Esse conteúdo te ajudou?

Siga a gente nas redes sociais para continuar atualizado(a) sobre o universo dos concursos para tribunais.

Palavras-chave: bancas