Segunda, 14 de outubro de 2024 Leitura: 5 minutos
Você sonha em passar em um concurso público? Já pensou em seguir carreira em algum tribunal?
Entenda por que investir em uma carreira pública em tribunais, seja nos cargos de Analista, Técnico ou Juiz, é uma boa escolha!
Qual o papel dos tribunais?
No Brasil, os tribunais desempenham um papel fundamental na aplicação da justiça, sendo responsáveis por interpretar e fazer cumprir as leis em áreas como Direito Civil, Penal, Trabalhista, Eleitoral e Militar. Eles são encarregados de julgar processos, resolver disputas e garantir o cumprimento da Constituição. Cada tribunal tem uma função e jurisdição específica, tanto em relação ao tipo de matéria quanto à região em que atua.
Quantos tribunais existem no Brasil?
Em território nacional, temos mais de cento e vinte. Confira a lista:
Tribunais Superiores e Conselhos:
Supremo Tribunal Federal (STF), Superior Tribunal de Justiça (STJ), Conselho da Justiça Federal (CJF), Superior Tribunal Militar (STM), Tribunal Superior do Trabalho (TST), Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT) e Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
Tribunais Regionais Federais (TRF):
Tribunais de Justiça (TJ):
Um para cada estado brasileiro, incluindo o Distrito Federal, totalizando 27.
Tribunais Regionais Eleitorais (TRE):
Um para cada estado brasileiro, incluindo o Distrito Federal, totalizando 27.
Tribunais Regionais do Trabalho (TRT):
Existem 24 Tribunais Regionais do Trabalho, um para cada estado, exceto São Paulo, que possui dois. Além disso, alguns estados estão sob a jurisdição do mesmo TRT.
São eles: TRT 8: Pará e Amapá; TRT 10: Distrito Federal e Tocantins; TRT 11: Amazonas e Roraima; TRT 14: Acre e Rondônia; TRT 15: São Paulo - Interior, e Litoral Norte e Sul.
Tribunais de Justiça Militar:
Tribunal de Justiça Militar de Minas Gerais (TJMMG), Tribunal de Justiça Militar do Rio Grande do Sul (TJMRS) e Tribunal de Justiça Militar de São Paulo (TJMSP).
Tribunais de Contas:
Atualmente, no Brasil, existem 33 (trinta e três) Tribunais de Contas: 01 (um) Tribunal de Contas da União (TCU); 26 (vinte e seis) Tribunais de Contas dos Estados (TCEs); 03 (três) Tribunais de Contas dos Municípios (Bahia, Goiás e Pará); 02 (dois) Tribunais de Contas Municipais (São Paulo e Rio de Janeiro); e 01 (um) Tribunal de Contas do Distrito Federal (TC/DF).
Quais são as vantagens de trabalhar em um tribunal?
Listamos as principais:
O Poder Judiciário costuma oferecer salários superiores em comparação com outros órgãos públicos e empresas privadas. Além disso, há diversos benefícios, como plano de saúde e odontológico, auxílio-creche e modelo de trabalho híbrido.
A remuneração pode variar dependendo do edital e do tribunal, mas, atualmente (2024), o salário de um Técnico gira em torno de R$ 8.529,67, enquanto o de um Analista é de aproximadamente R$ 13.994,78.
Os órgãos do Poder Judiciário são conhecidos pela alta qualidade de vida no ambiente laboral. Muitos oferecem vagas de garagem individuais, serviços médicos e odontológicos internos e creches.
Os tribunais são instituições sólidas e estáveis, o que proporciona segurança e estabilidade no emprego.
Os tribunais oferecem oportunidades de desenvolvimento profissional e crescimento. Os níveis hierárquicos vão desde assistentes jurídicos até juízes e desembargadores.
Quais são os pré-requisitos para trabalhar em um tribunal?
As exigências variam de acordo com cada tribunal, mas há muitas oportunidades para profissionais fora da área do Direito. Atualmente, o nível superior completo é um pré-requisito para todos os cargos de Analista e Técnico Judiciário. Para os Analistas da Área Judiciária, há também vagas para profissionais de áreas de apoio, como Engenharia, Medicina, Contabilidade, Tecnologia da Informação, entre outras.
Atenção: essas especificações podem variar dependendo da regulamentação de cada tribunal, por isso é sempre bom consultar o edital específico do concurso para mais informações.
Se interessou? Então inicie seus estudos ou alavanque a sua preparação com o Papa Concursos.